terça-feira, 29 de março de 2011

Cabo Verde

Apartir de agora você irá conhecer mais sobre esse país africano, terra de ilhas e que também faz parte dos 8 países que têm a língua portuguesa como oficial.

Cabo Verde é um país insular africano, arquipélago de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós. Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilómetros a leste, no Senegal.

Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.

Capital: Praia
Línguas oficiais: português, crioulo (uma mistura de português e palavras do oeste africano)

Nome oficial: República do Cabo Verde


Descrição da bandeira: formada por cinco listras horizontais de diferentes tamanhos; a superior, azul, com metade da largura da bandeira, é seguida por três listras mais finas (branca, vermelha e branca), e mais uma listra azul, com 1/4 da largura da bandeira; centralizadas na listra vermelha, à esquerda, há dez estrelas amarelas de cinco pontas, formando um círculo, cada uma representando uma ilha


Brasão de Armas



  •  O prumo simboliza verticalidade e rectidão as quais constituem a "chave abóbada" da constituição cabo-verdiana.
  • O triângulo equilátero simboliza unidade, igualdade de direitos civis reconhecidos ao povo pelo sistema democrático.
  • O archote simboliza a liberdade conquistada após muitos anos de luta.
  • O mar simboliza nostalgia; Braço de água que envolve as ilhas; Inspiração dos poetas; sustento do povo; Território do país.
  • As palmas simbolizam a vitória conquistada na luta pela independência nacional, objectivo que animou o povo e foi o seu sustentáculo moral na caminhada difícil dos períodos de seca.
  • As estrelas representam as dez ilhas que formam o arquipélago de Cabo Verde.
Área: 4.033 km2

Coordenadas: 16 N, 24 W

Fronteiras: Cercado pelo Oceano Atlântico

1 comentários:

Que legal gostei.
 

Postar um comentário